top of page

Que medidas nos propomos executar?

 

Desenvolver uma campanha que procure trazer de novo para a Associação sócios que deixaram de pagar as suas quotas, criando mecanismos que possibilitem um contacto directo e incentivem a sua participação. 

Dar maior destaque e fortalecer a divulgação das modalidades da quota familiar e do débito directo e de campanhas como a “Traz um amigo”, como forma de conseguir captar novos associados.

Realizar um inquérito aos sócios para avaliar e tomar decisões sobre o caminho que a Quercus percorreu e o caminho que deve percorrer, e poder tomar decisões em relação à intervenção ambiental em Portugal.

Fazer um novo levantamento das principais carências sentidas por cada Núcleo Regional e encontrar formas eficazes de as suprir.

Garantir dois responsáveis na Direcção Nacional pelo acompanhamento dos Núcleos Regionais.

Garantir aos Núcleos Regionais uma verba mínima que lhes permita manter uma actividade regular, nomeadamente para a presença em reuniões do Conselho Representantes e organização de iniciativas.

Distribuir parte dos apoios angariados para as Comemorações dos 30 anos da Quercus aos Núcleos Regionais, de modo a que estes possam organizar iniciativas locais e descentralizadas.

Aperfeiçoar e implementar medidas estruturais já em desenvolvimento, tais como o Fundo de Garantia Salarial; a melhoria das condições em Higiene e Segurança no Trabalho, e a organização e apoio do Secretariado da Direcção Nacional às necessidades das várias estruturas da Quercus.

Manter a realização de reuniões periódicas dos Projectos Nacionais com a Direção Nacional, assim como a definição de regras e a criação de um equilíbrio de competências entre as diferentes estruturas da Quercus.

Promover a definição de estratégias de acção dos diversos grupos de trabalho, que deverão ser discutidas no CR, com reporte regular (semestral ou anual) do seu andamento.

Melhorar o organigrama existente e manter um quadro de Recursos Humanos atualizado e visível para todos os colaboradores e dirigentes, no sentido de facilitar a comunicação interna e o conhecimento da organização.

Estabelecer objectivos de intervenção para os Grupos de Trabalho da Quercus e encetar esforços para que estes facultem os recursos necessários para apoiar a actuação das diversas estruturas da Associação (por exemplo, documentos enquadradores relativos à sua área temática; organização de respostas a pedidos de informação e denúncias).

Continuar o processo de renovação de imagem do jornal Quercus Ambiente, mantendo a sua tiragem e periodicidade, de modo a que este seja um meio de excelência de comunicação da Quercus com os seus associados.

Potenciar a rúbrica Minuto Verde com mais iniciativas propostas pelas estruturas da Quercus e assegurar que todas as temáticas transmitidas estão de acordo com as posições e valores defendidos pela Associação.

Criar mecanismos de igualdade e transparência no quadro de recursos humanos da Quercus, de modo a que os profissionais não tenham dúvidas quanto ao seu posicionamento nas diferentes categorias e remunerações.

Apostar na formação dos dirigentes, associados e funcionários, avançando com um programa de formação dirigido às áreas temáticas da Quercus, bem como às áreas de higiene e segurança no trabalho, associativismo e cidadania.

Manter a parceria institucional com diversas entidades do sector público e privado, no sentido de continuar a co-organização de algumas iniciativas relevantes tais como os “Green Project Awards Portugal” e o “Projecto 80”.

Promover a criação de um grupo de trabalho com capacidade para intervir na área das pescas e conservação do meio marinho.

Dar seguimento ao programa de comemorações dos 30 anos da Quercus, de forma a dignificar esta data e poder juntar associados, parceiros e dirigentes nas várias iniciativas a organizar, em especial no fim-de-semana do aniversário, que coincidirá com a entrega do Prémio Quercus 2015.

Continuar a contestação ao Plano Nacional de Barragens e manter a atividade anti-nuclear.

bottom of page